;

Lonsdaleíta: mineral mais forte que diamante é encontrado em meteorito

03 Nov 2022

Por muito tempo, a humanidade acreditou que os diamantes eram os minerais mais duros do mundo. Entretanto, uma nova descoberta questiona essa crença. Pesquisadores australianos identificaram um novo mineral que é 58% mais forte do que os diamantes. Batizado de lonsdaleíta, o mineral tem sido teorizado há anos, mas somente agora foi confirmado em um meteorito caído na África.

De acordo com um novo estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, o meteorito deve ter pertencido ao manto de um antigo planeta anão. Os cientistas teorizam que ele deve ter sido arrancado durante uma colisão há bilhões de anos, antes de finalmente cair na Terra.

A estrutura química do lonsdaleíta é parecida com os diamantes comuns, porém ela tem uma estrutura atômica com um design hexagonal, em vez de cúbica, como nos diamantes, o que garante uma dureza adicional. A estrutura incomum do mineral pode ajudar a informar novas técnicas de fabricação de materiais ultraduros em aplicações de mineração. A sua dureza também poderá ser replicada em laboratório para ser utilizada na fabricação de ferramentas super duráveis. 

A primeira vez que a lonsdaleíta foi descrita ocorreu há mais de 50 anos, também após a descoberta de um meteorito. Na época, acreditava-se que o mineral poderia ter sido formado durante o impacto com a Terra. Porém, até então, o mineral não tinha sido produzido ou descrito como um material separado e puro.

Lonsdaleíta recebeu o nome da famosa cristalógrafa pioneira britânica Dame Kathleen Lonsdale, que foi a primeira mulher eleita como membro da Royal Society. A equipe responsável pelo estudo é formada por cientistas da Monash University, RMIT University, CSIRO, Australian Synchrotron e Plymouth University. 

*Com informações do RMIT Austrália e Click Petróleo e Gás

Lonsdaleíta
mineração
Novo mineral