Rio de Janeiro recebe primeiro navio de grande porte que usa a força do vento para melhorar eficiência e reduzir emissão de carbono
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13 Abr 2023
Embarcação, atracada em terminal da Vale, em Mangaratiba, utiliza a força dos equipado com velas rotativas
O primeiro navio de transporte de minério de ferro do mundo equipado com sistema de velas rotativas (rotor sails), está no Brasil. A embarcação, que chegou ao Rio de Janeiro na última terça-feira, 11, está no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), operado pela Vale, em Mangaratiba, no litoral sul fluminense. As instalações do terminal foram adaptadas para este tipo de operação no final do ano passado.
O Sea Zhoushan, um Guiabamax da categoria VLOC (Very Large Ore Carrier), com capacidade de 325 mil toneladas, saiu de Singapura no dia 23 de janeiro. O processo de carregamento dura, em média, dois dias. Depois, o navio segue para a China.
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O Sea Zhoushan é o primeiro mineraleiro do mundo a usar um sistema de velas rotativas, que gera um ganho de eficiência energética de até 8%, reduzindo as emissões de carbono. Crédito: Vale
Sistema de velas rotativas
O sistema permite utilizar a força do vento para aumentar a eficiência da embarcação, reduzindo as emissões de carbono. As velas rotativas são rotores cilíndricos, com quatro metros de diâmetro e 24 metros de altura – equivalente a um prédio de sete andares. Durante a operação, os rotores giram em diferentes velocidades, dependendo de condições ambientais e operacionais do navio, para criar uma diferença de pressão, de forma a propelir o navio para a frente, a partir de um fenômeno conhecido como efeito Magnus.
“São cinco velas instaladas ao longo da embarcação que trazem um ganho de eficiência de até 8% e uma consequente redução de até 3,4 mil toneladas de CO? equivalente por navio ao ano”, afirma o gerente de Engenharia Naval da Vale, Rodrigo Bermelho. O Sea Zhoushan está em teste desde julho de 2021 e até agora fez cinco viagens, transportando minério de ferro produzido pela companhia.
Um gigante em alto-mar
O Sea Zhoushan tem:
Comprimento: 340 metros (equivalente a quase nove vezes o comprimento da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ou 3,5 vezes o tamanho de um campo oficial de futebol);
Largura: 62 metros (extensão um pouco maior que a de 12 carros populares de mil cilindradas enfileirados);
Altura do casco: 29,5 metros (equivalente a um prédio de quase 10 andares;
Capacidade de carregamento: 325 toneladas (capaz de levar 325 carros populares de mil cilindradas;
Altura da vela: 24 metros (equivalente a um prédio de oito andares);
Diâmetro da vela: 4 metros.
*Com informações da assessoria de imprensa da Vale.
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