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Euro África Gibraltar Straight Fixed Link: túnel ligará dois continentes

12 Dez 2024

Mineração é destaque no megaprojeto construído com aço e betão armado ligará a África e a Europa por túnel a 475m dentro do oceano e terá 28 km de extensão

A Espanha e Marrocos estão prestes a realizar um dos maiores projetos de infraestrutura do século: a construção de um túnel submarino de 28 quilômetros sob o Estreito de Gibraltar, unindo Europa e África. Entretanto, essa obra da engenharia só é possível com a mineração. O empreendimento utilizará materiais de construção como o betão armado (concreto armado) e o aço para garantir a estabilidade e a durabilidade da ligação fixa. 

A ideia de ligar permanentemente a Europa e a África por meio de um túnel surgiu há quase um século, mais precisamente em 1930. No entanto, só em 1981, com a cooperação formal entre a Espanha e o Marrocos, essa visão começou a se materializar de fato. 

Euro África Gibraltar Straight Fixed Link: túnel ligará dois continentes

Euro África Gibraltar Straight Fixed Link ligará a África e a Europa. Crédito: Freepik

O projeto chamado Euro Africa Gibraltar Straight Fixed Link pretende facilitar o transporte ferroviário, estimando-se que cerca de 12,8 milhões de passageiros e 13 milhões de toneladas de carga passem por esse túnel anualmente. Além de cortar pela metade o tempo de viagem entre Casablanca, no Marrocos, e Madri, na Espanha – reduzindo de 12 horas de carro para apenas 5 horas e meia de trem – também trará uma série de benefícios comerciais para ambos os continentes.

Esta é uma das obras mais ambiciosas do século XXI e está prevista para ser concluída até 2030, consolidando-se como um marco da engenharia global. Com um orçamento gigantesco estimado em 7,534 bilhões de dólares, esse túnel não será apenas uma obra monumental, mas também uma peça-chave no fortalecimento das relações comerciais entre Europa e África. A rota conectará Punta Paloma, na Espanha, a Malabata, no Marrocos, proporcionando uma nova ligação ferroviária tanto para passageiros quanto para mercadorias.

A construção desse túnel submarino ganhou ainda mais relevância com a perspectiva da Copa do Mundo de 2030. Tanto Marrocos quanto Espanha fazem parte da candidatura conjunta para sediar o evento. Dessa forma, o túnel está sendo tratado como uma prioridade e deve se tornar um símbolo de cooperação transcontinental durante o mundial. Essa infraestrutura permitirá uma logística mais rápida e eficiente entre os países, além de ser um cartão de visita do que a engenharia moderna pode alcançar. 

Informações: Click Petróleo e Gás, ND Mais e The Portugal News

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