Silvia Vieira – Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento

A doutora em geologia que trocou a Suíça pela capital paranaense é responsável por um time de cientistas que pesquisam novas soluções para a maior cimenteira do Brasil

Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento

Lugar de mulher é onde ela quiser. Inclusive, na indústria cimenteira, como é o caso da doutora em geologia, Silvia Vieira, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Votorantim Cimentos, no Brasil. Há cinco anos, Silvia trocou a Suíça e aceitou o convite da Votorantim Cimentos para estruturar o setor e assumir a gestão da equipe em Curitiba (PR).

A doutora em geologia entrou na maior companhia de cimentos da América Latina para consolidar uma importante fase de restruturação com a implantação de uma área destinada às pesquisas de novos produtos, desenvolvimento de soluções e aperfeiçoamento de um portfólio mais diversificado da empresa que é uma das referências globais em produção de cimentos.

A gestora à frente do Laboratório Central, com sede na Votorantim Cimentos no centro técnico na capital paranaense, tem uma trajetória de sucesso e uma prestigiada carreira internacional com experiência de mais de dez anos fora do Brasil. Silvia atua com a filosofia de que a inovação faz parte da constante busca por desafios. “A empresa é respeitada, bem vista no mercado e procura sempre entregar o melhor produto, que atenda às necessidades dos nossos clientes, com alto níveis de inovação e sustentabilidade”, ressalta a gerente.

Mulheres na liderança

Criado em 2014, o setor de Pesquisa & Desenvolvimento & Qualidade da Votorantim Cimentos desempenha um papel fundamental na criação de novos produtos, por meio de processos de produção cada vez mais sustentáveis e, principalmente, por impulsionar a inovação nas fábricas da Votorantim Cimentos de todo o país.

Todas as soluções e os novos produtos desenvolvidos na maior cimenteira do Brasil nascem em um importante setor da empresa liderado por uma voz feminina. O time responsável por apresentar as novidades de mercado é comandado pela doutora em geologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Neste contexto, Silvia representa uma estatística positiva do crescimento de oportunidades para mulheres que ocupam vagas que, tradicionalmente, são oferecidas aos homens. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres representam 43,8% dos trabalhadores, sendo 37% em cargos de gerência e direção. Como pilar, a Votorantim Cimentos busca manter uma equipe diversificada e incentiva a representatividade feminina nas suas unidades. O time da Silvia conta com profissionais de diferentes áreas de conhecimento e de várias faixas etárias, que vão de 20 a 65 anos. “Existe uma troca de experiência e conhecimento que reforça a sinergia do time. O reflexo é visto na empresa como um todo”, explica.

Embora a pesquisa e inovação sempre existissem como pilares do Grupo Votorantim, que tem mais de 100 anos de história, o time liderado por Silvia foi criado recentemente com instituto de acelerar o reconhecimento da Votorantim Cimentos como a melhor empresa na oferta de materiais de construção. “Nosso maior desafio é inovar e oferecer produtos que atendam às necessidades dos clientes. A empresa busca o aumento da ecoeficiência em seus processos por meio de produtos e processos inovadores”, explica a gerente. O time da Silvia conta com doutor, mestres, bacharéis, técnicos e profissionais de suporte de laboratório. As atividades comandadas pela gerente seguem quatro importantes diretrizes na Votorantim Cimentos: o desenvolvimento e melhoria de produtos, a garantia de qualidade, o suporte técnico e a geração e difusão de conhecimento.

Desde a criação da área, o setor criou 200 novos produtos, que evitaram mais de 800 mil toneladas de emissões de CO2 e realizou mais de 150 mil ensaios, sendo mais de 62 mil em 2018. Mais recentemente, a área de P&D vem atuando em proximidade com área de coprocessamento. Os setores se uniram no ano passado para o desenvolvimento do plano de coprocessamento para aumento de consumo de combustíveis e matérias-primas alternativas para o processo produtivo do cimento. “Conectamos as áreas estratégicas da empresa para que nossos times possam interagir e entender como funciona a empresa como um todo. Nossa área é dinâmica e temos colaboradores engajados e comprometidos aos valores da Votorantim Cimentos”, finaliza.

0
0