Lívia Farias Prado – Técnica de Manutenção da Anglo American

Com 16 anos de atuação na mineração, sendo metade deles na operação de Níquel da Anglo American, em Barro Alto (GO), a técnica de Manutenção Lívia Farias Prado tem conhecimento para falar do setor. Ela possui formação técnica em Mecânica e Eletrotécnica e trabalha na Manutenção Preditiva, com o objetivo de garantir confiabilidade e disponibilidades dos ativos da empresa.

“Aqui, utilizamos as técnicas de termografia mecânica e elétrica, ultrassom, ultravioleta, coleta de óleo isolante, inspeções e medições no Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), emissão de relatórios, tudo isso para identificar possíveis anomalias e propor correções de forma preventiva”, explica.

Quando pensa nos desafios ao longo da carreira, Lívia não tem dúvida: “Um dos grandes que enfrentei foi meu retorno para minhas atividades na empresa após ter passado pelo período de licença maternidade, pelo fato de não me sentir confortável em deixar os cuidados do meu filho na responsabilidade de outra pessoa”, completa.

Como forma de ouvir e dar esse suporte para a Lívia e outras mães que dividem do mesmo sentimento, a Anglo American tem trabalhado no atendimento para que os empregados se sintam cada vez mais amparados emocionalmente, além de oferecer espaço de amamentação e outras garantias para quem passa pela licença maternidade e outros tipos de afastamentos.

“Reconheço que, com o passar dos anos, a Anglo American tem se preocupado e implantado diversos projetos dentro do Womine (grupo de afinidade da empresa voltado às questões de gênero, com foco nas mulheres), sempre demonstrando cuidado e respeito e nos ajudando a conciliar nossos desafios em torno do trabalho e da vida pessoal”, ressalta a técnica.

Por fim, a Lívia deixa um recado para quem pensa em seguir carreira na sua área: “Em primeiro lugar, é sempre importante se qualificar e acompanhar os avanços tecnológicos. Tenha foco nos seus objetivos, tenha humildade sempre, principalmente em períodos de aprendizagem. É preciso ter consciência que, algumas vezes, será necessário abrir mão de algumas coisas para atingir suas metas profissionais”, finaliza.

Profissões