Museu Geológico da Bahia oferece tour virtual com acervo que revela mundo mágico e descobertas fantásticas

08 Mar 2021

Você sabe o que é a Geologia

Esta ciência estuda a origem, história, vida e estrutura da Terra e também os processos que ocorrem no interior e na superfície do globo terrestre responsáveis por suas transformações.. 

É por meio dela que podemos identificar a origem, a idade do planeta, as transformações que sofreu ao longo do tempo e ainda, sua formação geológica.Os estudos da geologia estão voltados para o conhecimento do nosso planeta, melhorando a qualidade de vida e a nossa relação com a natureza.

Desde os primórdios, os seres humanos utilizam os recursos minerais para produzir habitações, utensílios, ferramentas, armas etc. Hoje, mais do que nunca, a vida moderna depende de todos esses recursos e a Geologia é fundamental na sua busca e localização.

Se você quiser se interessar mais sobre o tema, siga esta dica: o Museu Geológico da Bahia (MGB) oferece um ambiente de pesquisa, divulgação e preservação do patrimônio geológico do Estado, que desenvolve interessantes projetos de cunho científico, educativo e cultural.

Por causa da pandemia, o MGB fechou para visitações presenciais. Mas abriu uma importante conexão com o público, via web: o “tour virtual”, acessível no site oficial do museu. Todos podem aproveitar e conhecer as conquistas brasileiras no terreno da mineração.

Saiba mais sobre o MGB

27.000 peças, fragmentos de um mundo fabuloso e provas concretas de descobertas fantásticas foram se juntando ao longo dos últimos 46 anos e dão vida ao acervo do Museu Geológico da Bahia, que celebrou mais um ano de fundação em março.

Inaugurado em 4 de março de 1975, o Museu é atualmente vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia. Possui um dos maiores acervos de rochas, minerais, pedras preciosas e de fósseis da Bahia, com mais de 20 mil peças, proporcionando aos seus visitantes uma viagem no tempo geológico por meio das suas exposições temáticas: Meteoritos, Universo/Sistema Solar, Minerais, Rochas, Recursos Minerais, Minerais e Rochas Industriais, Artesanato Mineral, Garimpo, Minerais Radioativos, Energia dos Cristais, Gemas, Petróleo,  Otto Billian, Rochas Ornamentais e Fósseis. 

História

A inauguração do Museu foi marcada pela primeira exposição com a temática sobre Gemas e Rochas da Bahia, no hall da antiga sede da Secretaria de Minas e Energia. Com o intuito de entregar um espaço mais confortável para o visitante e acolher reuniões científicas, dinamizar e qualificar as atividades dos serviços educativos do Museu, em 1985 foi criado um anexo com auditório, mezanino e salão de rochas ornamentais. Com o propósito de agregar ao MGB mais um espaço cultural e alternativo para a sociedade, foi inaugurado ali o Cinema do Museu.

Já o programa Exposição Itinerante teve início em 1986, com a primeira exposição no Município de Morro do Chapéu. Exposições como: “Bahia – 500 mil anos antes de Cabral”, no Salão de Fósseis, “Otto Billian” e “Energia dos Cristais” marcam a história do Museu.

Bahia
Geologia
mineração
mineradora
minérios
setor mineral