Indústria mais antiga do Brasil é uma das principais produtoras de ouro

09 Fev 2022
Você sabe qual o lugar mais profundo das terras brasileiras? E a indústria mais antiga do Brasil? Estas duas curiosidades fazem parte da história de uma das maiores produtoras de ouro do Brasil e do mundo: a mineradora AngloGold Ashanti.
A empresa está localizada no município de Nova Lima (MG). Iniciou sua trajetória no Brasil em 1834, há 188 anos, o que a torna a indústria mais antiga do país. A empresa inglesa Saint John del Rey Mining Company, atual AngloGold Ashanti, adquiriu a Mina Morro Velho e transferiu suas atividades de São João Del Rei para Congonhas das Minas de Ouro, que é a atual Nova Lima, dando início à produção de ouro na cidade.
Atualmente, a AngloGold Ashanti tem operações em 10 países e em 7 cidades brasileiras, sendo que 6 delas ficam em Minas Gerais: Nova Lima, Sabará, Raposos, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Caeté. Fora de Minas, a empresa opera em Crixás, no Noroeste de Goiás.
Mina Cuiabá: o lugar mais profundo do Brasil
A Mina Cuiabá localizada em Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), fica a mais de 1.300 metros da superfície e é o lugar mais profundo do Brasil. Para se ter uma ideia da dimensão, o prédio mais alto do mundo, em Dubai, tem 828 metros de altura.
Essa mina é considerada uma cidade subterrânea moderna já que é composta por escritórios com internet wi-fi; carros e caminhões circulando; oficinas mecânicas; robótica avançada; máquinas de altíssima tecnologia, sendo algumas operadas por joystick que lembram videogames e filmes futuristas; e os sistemas mais modernos de ventilação, iluminação e segurança do mundo.
Gostou desta curiosidade? Fique ligado que o Portal da Mineração sempre traz notícias, novidades e curiosidades da mineração brasileira.