Economia circular: estratégia para fazer o negócio ser mais sustentável e lucrativo

17 Set 2021

Você sabe o que é economia circular e para que ela serve? A economia circular prevê o uso dos resíduos como produtos, garantindo a redução de desperdícios. A prática é uma tendência observada em todos os segmentos, inclusive no setor mineral, e promove ainda mais sustentabilidade para as atividades industriais.

Caio Moreira van Deursen, gerente de Inovação da Nexa Resources, acredita que as empresas do setor mineral já estão preparadas para este novo estilo de negócio. “É uma jornada iniciada, longa e que precisamos acelerar. Uma forma de fazer isso é assumindo riscos que nos permitirão trazer inovações para o setor e transformar a nossa indústria. O cenário atual é animador e já existem exemplos virtuosos garantindo como isso é possível. São novos modelos de negócio, novas tecnologias de processos e inovações em aplicações”, explica.

O gerente de Inovação da Nexa Resources afirma que a empresa já tem exemplos que mostram como isso é possível. “A Nexa está trilhando este caminho com diversos projetos e equipes dedicadas para as suas operações no Brasil e Peru. Já temos a nossa unidade de Morro Agudo onde tudo o que é extraído se torna um produto. Não há rejeito. Logo mais teremos outras novidades sendo anunciadas para o mercado”, diz.

Segundo ele, essa ação traz diversos benefícios para o setor mineral. “Quando identificamos o valor de todas as substâncias, os materiais atualmente rejeitados deixam de ser um passivo a ser administrado e viram insumos para outras indústrias, passando de um custo à condição de fonte de receita”, explica.

Ele alerta que para o setor mineral avançar nesse assunto é necessário que as empresas coloquem em prática já no início do projeto, obtendo benefícios para a sociedade e também lucro para as empresas de forma ainda mais sustentável.

 

Acesse aqui mais notícias do Portal da Mineração. 

economia circular
mineração
minerdora
minérios
setor mineral