Granulados marinhos: saiba o que é e onde é utilizado

29 Abr 2022

Granulados, materiais fragmentados que se originam dos rejeitos da atividade de mineração. Crédito: CPRM

Você sabe o que são granulados marinhos? E onde encontrá-los? 

Granulados são os materiais fragmentados, especialmente nas frações areia e cascalho, que se originam dos rejeitos da atividade de mineração. Os “agregados”, como também são chamados na construção civil, são de grande interesse como matéria-prima para o setor.

Atualmente, os granulados marinhos têm seu aproveitamento em diversas áreas do setor econômico, especialmente nas indústrias da construção civil, reconstrução de praias erodidas, como também em fertilizantes e suplementos em rações para animais, sendo uma alternativa à exaustão das reservas continentais.

De acordo com o pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Ronaldo Bezerra, os granulados, também conhecidos como oligoelementos – minerais pequenos- são potencializadores de fertilizantes. 

Para o especialista, a diferença entre os calcários marinhos para os continentais é a sua biodisponibilidade. “Os calcários marinhos rapidamente se solubilizam e são aproveitados pelo solo. Eles ajudam no condicionamento do solo e na nutrição de plantas, fazendo com que fiquem mais fortes e resistam mais aos pesticidas, por exemplo”, esclareceu.

Estudos do SGM/ CPRM

Com o objetivo de produzir e difundir informações geológicas sobre a plataforma continental rasa do Brasil, o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) desenvolveu três informes intitulados “Série de Recursos Minerais Marinhos”. Os estudos estão relacionados à potencialidade estratégica dos bens minerais marinhos na zona costeira da região nordeste. Com a inauguração do primeiro Laboratório de Geologia Marinha (GeMar) do SGB-CPRM, em abril deste ano, em Recife/PE, novos mapeamentos e pesquisas sobre o potencial marinho serão realizados na região.

Um dos informes, “Potencialidade dos granulados marinhos da plataforma continental rasa de Pernambuco”, tem como finalidade produzir mapas geológicos marinhos que permitam os diversos atores da sociedade pernambucana a identificar áreas com potencial interesse para a ocorrência de granulados marinhos.

Acesse o estudo completo aqui .

 

Informações publicadas no site do CPRM/SGM

 

agregados
areia
cascalho
granulados marinhos