;

Locomotivas elétricas utilizadas na mineração reduzem emissões de carbono

17 Maio 2022

A locomotiva elétrica já é uma realidade na mineração do Brasil. Entretanto, você sabe qual a diferença da locomotiva elétrica para a locomotiva a diesel? E o seu impacto no meio ambiente e no setor mineral? 

As locomotivas são veículos para a tração de composições de carros ferroviários (para passageiros) ou de vagões (para cargas). Em função do motor primário, podem ser locomotivas a vapor, a diesel, elétricas ou a diesel-elétricas. 

Locomotivas a vapor surgiram a partir de 1825. Depois do desenvolvimento das máquinas a vapor, o motor a diesel foi aperfeiçoado, na década de 1890, aplicado também em locomotivas. Pouco tempo depois, em 1895, foi utilizado o primeiro motor elétrico em locomotivas.

Motores elétricos podem ser mais potentes que motores a diesel, em locomotivas de mesmo peso, porém, precisam de redes elétricas. Para escapar disso, na década de 1910, os fabricantes de locomotivas iniciaram o desenvolvimento de locomotivas a diesel-elétricas, que têm motor a diesel acionando um gerador, o qual, por sua vez, fornece energia para motores elétricos que movimentam as rodas.

Locomotivas a vapor consomem grande quantidade de madeira ou carvão mineral e produzem poluentes do ar e cinzas. Máquinas a diesel dependem da indústria do petróleo e também produzem poluentes. Locomotivas elétricas exigem instalações especiais ao longo das linhas, como subestações elétricas, fios ou trilhos eletrificados, além da produção de energia elétrica em usinas hidrelétricas ou termelétricas.

As locomotivas 100% elétricas, modelo trazido pela mineração para o país, é movida a bateria e foi criada pela mineradora Vale com o objetivo de substituir sua matriz energética por fontes limpas.

Locomotiva elétrica na Mineração do Brasil

Locomotivas elétricas utilizadas na mineração reduzem emissões de carbono

Locomotiva 100% elétrica. Crédito: divulgação Vale

A primeira locomotiva 100% elétrica, movida a bateria, da mineração brasileira começou a ser testada pela empresa Vale em julho de 2020. Ela faz parte do programa PowerShift, criado pela empresa, que visa substituir sua matriz energética por fontes limpas. 

Em abril de 2022, a Vale recebeu o segundo equipamento movido a bateria. Fabricado na China pela CRRC Zhuzhou Locomotive (CRRC ZELC), o equipamento tem baterias feitas de lítio e com capacidade de armazenamento de 1000 kWh, com autonomia para operar até 10 horas sem paradas para recarregamento.

Cabe ressaltar que este modelo criado pela mineradora é uma locomotiva de manobra que  são operadas em pátios de manobra, plataformas, instalações industriais ramificadas/conectadas capazes de receber vagões ou áreas portuárias, oficinas de construção e/ou renovação de equipamento ferroviário. 

A utilização destes equipamentos nas suas operações faz parte da estratégia da Vale de acelerar o uso de tecnologias que privilegiem fontes renováveis Além de cortar as emissões de gases de efeito estufa pela substituição de diesel por eletricidade, o equipamento também diminui ruídos. A meta da mineradora é reduzir em 33% suas emissões de carbono até 2030. A empresa quer ainda se tornar carbono neutra em 2050. Além de locomotivas, o programa também tem realizado testes com equipamentos elétricos em minas subterrâneas no Canadá – atualmente, há cerca de 40 em operação. 

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Vale e Museus Ferroviários SP

Leia também:

Carros feitos com nióbio e movido a hidrogênio são novidades em corridas de automóveis

Notícias