Nossa saúde depende da mineração

16 Fev 2021

Já cuidou de você hoje? Escovou os dentes? Tomou os remédios? Fez atividade física? Marcou o check-up anual para verificar se está tudo bem? Essas ações fazem parte do nosso cotidiano, mas nem sempre paramos para pensar que seria impossível cuidar da saúde sem a mineração.

Os minerais estão presentes na pasta dental que usamos todos os dias, no suplemento alimentar, no termômetro ou no aparelho para medir a glicose. Os medicamentos não existiriam sem elementos como fósforo, cálcio, enxofre, magnésio, cobre, zinco, boro, manganês, sódio, bário, entre outros. Sabe esse tênis que usa para correr ou o aparelho da academia que utiliza para malhar? São frutos de produtos desenvolvidos por meio da mineração. 

Atualmente, a maioria dos procedimentos e técnicas utilizadas na medicina e saúde contam com máquinas e equipamentos avançados, assim como a indústria como um todo. Das parafernálias mais simples de uma cirurgia, como faquinhas, tesouras, brocas e bisturis, até aparelhos mais sofisticados como de ressonância magnética e tomografia computadorizada dependem dos elementos minerais para serem construídos. É a mineração trabalhando em prol da sua saúde.

Notícias
Sociedade
Sociedade