;

Setor mineral impulsiona crescimento econômico no Brasil e lança campanha sobre a presença dos minerais em áreas como saúde, transporte, alimentos e construção civil

10 Jul 2024

Mineração contribuiu com quase R$ 250 bilhões para a economia nacional em 2023, e IBRAM destaca a importância dos minerais no cotidiano da população
Sem mineirais, muita coisa para.

Sem mineirais, muita coisa para.

Com o tema “Minerais, presentes no que você imaginar”, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) lançou uma campanha de conscientização sobre a presença e importância dos minerais no dia a dia das pessoas. Considerada um pilar da economia nacional, a mineração registrou, em 2023, faturamento de R$ 248,2 bilhões, com exportações de US$ 42,98 bilhões – um aumento de 3,1% comparado ao ano anterior. Além da enorme contribuição do setor para a economia, a campanha mostra que sem os minerais, a maioria das coisas não existiria, tais como celulares, computadores, carros, prédios, geladeiras, entre outras.

O tributo brasileiro cobrado das empresas que realizam a exploração de recursos minerais, o CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) totalizou R$ 6,86 bilhões, em 2023. Esses dados reforçam ainda mais o importante papel dos minérios para o crescimento socioeconômico do país. O saldo comercial do setor mineral, de US$ 31,95 bilhões, equivale a 32% do saldo comercial brasileiro, que foi de US$ 98,84 bilhões.

Campanha
A iniciativa vem da necessidade de dialogar com a população, mostrar como os minerais são essenciais para a manutenção da vida moderna e fundamentais para as indústrias. Além da participação de influenciadores e veiculação de peças na TV, a campanha inclui ações publicitárias no rádio e no meio digital.

O projeto foi concebido e desenvolvido pela Oficina Consultoria, agência de publicidade do IBRAM, e coordenado com as associadas do Instituto. “A estratégia adotada pelo IBRAM demonstra seu entendimento de que, num mundo cada vez mais conectado, as organizações precisam estar abertas para o diálogo constante com a sociedade”, afirma Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM.

“A campanha foi idealizada para destacar a essencialidade dos minerais em diversas áreas de atuação,” explica Cecília Crespo, diretora de Publicidade e Propaganda da Oficina Consultoria. “Ela mostra como os minerais são fundamentais e transformadores nos mais variados campos da vida.” Segundo Crespo, a campanha continuará até o fim do ano.

A importância do setor mineral em números (2023)

  • Faturamento 2023: R$ 248,2 bilhões;
  • Exportações 2023: US$ 42,98 bilhões;
  • Arrecadação CFEM: R$ 6,86 bilhões;
  • Saldo comercial setor mineral: US$ 31,95 bilhões, equivalente a 32% do saldo comercial brasileiro.

Confira a campanha:

Sobre o IBRAM

O IBRAM é uma organização privada e sem fins lucrativos, representando empresas e instituições do setor mineral. Reúne mais de 180 associados e promove inovações, melhores práticas e tecnologias no mercado, além de colaborar ativamente para a formulação de políticas públicas da área.

Com uma longa trajetória de atuação, promove o desenvolvimento sustentável da mineração e atua com base nas boas práticas de ESG (meio ambiente, responsabilidade social e governança) em todas as suas ações, adotando a ética e a transparência em seus relacionamentos. É inclusivo e parceiro nas iniciativas que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida da população.

Sobre a Oficina

Fundada há 24 anos na capital federal, a Oficina tem uma trajetória de premiações e reconhecimentos em projetos integrados resultado de um trabalho feito por meio de soluções transversais de 360º, unindo ações de publicidade e propaganda, reputação, public affairs, digital, gestão de crises, campanhas de Advocacy e eventos.

Minério do Cotidiano
Notícias