;

Dia do Geólogo: profissionais contam sua história com a geologia e o setor mineral

30 Maio 2023

O termo “geologia” resulta na junção das palavras gregas: geo (terra) e logia (razão). O geólogo é o profissional que analisa e estuda a composição terrestre. Compreende os diferentes tipos de solo, rochas, minerais e características intrínsecas à superfície. 

Comemorado em 30 de maio em todo o Brasil, o Dia do Geólogo homenageia mulheres e homens profissionais do campo da geologia com capacitação para trabalhar em várias áreas, como a paleontologia, petrologia, pesquisa mineral, geologia de petróleo, hidrogeologia, geotécnica, geoquímica, geofísica, geologia marinha e geologia ambiental.

A mineração é um dos setores que mais emprega profissionais de geologia. Neste ramo, as oportunidades são inúmeras. Dentre elas estão: mapeamento (estudo e prospecção de novas áreas mineráveis), sondagem, modelamento geológico, geoprocessamento, geoestatística, entre outras. 

No Dia do Geólogo, o IBRAM e o Portal da Mineração convidaram alguns profissionais da mineração para falarem sobre o que significa ser geólogo. 

 

Veja também a história destes profissionais de geologia e sua experiência com o setor mineral: 

Carla Bertuccelli Grasso- Especialista em Geologia – Mosaic Fertilizantes

Carla atua no setor mineral há 19 anos. Formada pela Universidade de São Paulo (USP), em 2003, ingressou no mercado de trabalho como trainee e, um ano após, foi promovida a geóloga júnior para atuar na área de planejamento de mina de curto prazo. Em 2007 passou a atuar no planejamento de médio prazo e, a partir de 2012, no planejamento de longo prazo. 

“Nesse período, fui promovida para Geóloga Plena e Sênior. Em 2013, fui promovida para especialista em geologia e comecei a me envolver com mais intensidade na área de geometalurgia com forte interface com a engenharia de processos minerais. A partir de 2018, direcionei a minha carreira para a área de avaliação de recursos minerais e geoestatística e estes temas são os meus principais focos desde então”, destaca. 

Letícia Kwong – Geóloga de Exploração da Lundin Mining 

O interesse da Letícia pela profissão iniciou no colégio. “Sempre tive interesse por geografia, física e química. Na época, estava prestes a cursar Engenharia Química, porém, tudo mudou quando visitei o Instituto de Geociências da Unicamp (em Campinas-SP) durante o programa Universidade de Portas Abertas (UPA). Após conversar com os estudantes sobre o curso, fiquei fascinada e decidi naquele exato momento que iria cursar geologia”, afirma. 

O interesse pelo setor mineral surgiu quando cursou geologia econômica, a qual estuda a formação dos depósitos minerais. Em 2018, foi estagiária do programa “Exploração na Mina de Chapada”. Em 2019, ela se formou em geologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e, desde então, trabalha como geóloga de exploração na mineradora Lundin Mining. Atua com atividades de descrição e interpretação de dados geológicos, programação de sondagem, modelagem geológica, entre outros. 

Keila Palheta Gomes – Especialista em Geologia e Recursos Minerais da Mineração Rio do Norte (MRN)

Keila atua como geóloga no setor mineral há 21 anos, mas o seu interesse pela profissão foi despertado na infância. “Os eventos naturais e a natureza, por si só, sempre me chamaram a atenção e me despertaram conexão. Esse, sem dúvida, foi um dos motivos que me levou a cursar geologia, mas o ponto inicial foi quando tive contato com um geólogo de uma família conhecida e a história dele me despertou interesse em saber mais sobre essa profissão. Quando eu mergulhei a fundo para conhecer realmente o que era geologia, não tive dúvidas que era o que eu queria para mim”, conta. 

Formada em 2002 na Universidade Federal do Pará (UFPA), começou a sua vida profissional em Porto Trombetas, no oeste do Pará, onde trabalhou na implantação dos padrões operacionais que dizem respeito a todas as atividades de geologia e que se referem à descrição de amostras de bauxita, quando foram criados critérios para identificação e classificação de bauxitas.

Em 2004 foi contratada pela MRN como trainee. Trabalhou na empresa até 2010, quando foi para o sudoeste baiano e teve vivência nos processos de sondagem a trado e aircore, amostragem de canal, trincheiras, mapeamento, petrografia, acompanhamento de testes de laboratório, bancada e testes-piloto, coordenando as equipes em frentes de trabalho, com logística, planejamento e implantação de diversos protocolos técnicos. Em 2016, Keila retornou a Porto Trombetas, onde está até hoje. 

Viviane Amaral Moreira – Engenheira Geóloga Geotécnica da Mineração Usiminas

Viviane escolheu a geologia principalmente por ser uma profissão dinâmica, conectada tanto à natureza, quanto às pessoas e à tecnologia. Ela formou-se em 2013, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

Desde a formação na Escola de Minas esteve conectada ao setor mineral, mas atua em mineradora há dois anos. “Já trabalhei também na área de pesquisa mineral, em empresa de prestação de serviços para mineradoras, em empresa projetista. Atualmente, concilio minha profissão com uma pós-graduação em direito da mineração”, afirma

Rodolfo Barbosa de Oliveira Gonçalves – Coordenador de Direito Minerário e Pesquisa Mineral da Mosaic Fertilizantes

O interesse do Rodolfo em geologia também surgiu desde a infância. “Escolhi a profissão de geólogo, pois desde criança tive curiosidade em saber como se formava o relevo, os vulcões, as marés, as dunas, ou seja, os processos geológicos”, ressalta. 

Formado na Escola de Minas de Ouro Preto (UFOP) em 2004, iniciou sua carreira profissional na empresa Fosfértil, com pesquisa mineral greenfield no Complexo Alcalino de Salitre. Em 2008, trabalhou na área de implantação do projeto Salitre com geotécnica e ensaios de campo. Em 2010, trabalhou na Vale Fertilizantes, com exploração mineral e Direito Minerário na commodity fosfato no Brasil e no Peru. Desde 2018 trabalha na Mosaic Fertilizantes ajudando o mundo a produzir os alimentos de que precisa.

PodMinerar

Para homenagear e falar sobre os desafios da profissão do geólogo, o PodMinerar desta semana convidou para um bate-papo: Carolina Blois, geóloga, Analista Ambiental na Arcadis; Letícia Kwong, Geóloga de Exploração na Lundin Mining;  e Antônio Carlos Bertachini, diretor-presidente da MDGEO – Hidrogeologia e Meio Ambiente. O PodMinerar é mais um canal de comunicação do IBRAM para disseminar um amplo debate sobre o futuro da mineração e a mineração do futuro. Os episódios são lançados toda terça-feira, às 17h, nas plataformas de áudio digital, como Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music, Google Podcast e no site do IBRAM.

dia do geologo
Geologia
IBRAM
mineração