;

Museu de Mineralogia em Belo Horizonte (MG) reabre as portas ao público

27 Ago 2024

Museu de Mineralogia da Fundação Victor Dequech possui minerais, como quartzo, topázio imperial, hematita, pirita, citrino, malaquita e turquesa

A mineralogia é o ramo das ciências geológicas que estuda os minerais, as suas propriedades, constituição, estrutura, gênese e modos de ocorrência. Para aproximar essa ciência da sociedade, a Fundação Victor Dequech inaugurou, em 2003, o Museu de Mineralogia, em Belo Horizonte (MG). 

Após passar por obras de revitalização e ampliação, o museu foi reinaugurado em julho de 2024. As visitas podem ser feitas de quarta a sexta-feira, das 14h às 17h. O número máximo de visitantes é de 20 pessoas, por isso o agendamento deve ser feito previamente pelo site da mantenedora do museu, a Fundação Victor Dequech.

Em seu acervo, o museu possui minerais, como quartzo, topázio imperial, hematita, pirita, citrino, malaquita e turquesa. Das 75 substâncias minerais identificadas e descritas no Brasil até 2023, a instituição conta com 51 delas. 

“A coleção de minerais, minérios e, em menor escala, de rochas, amealhada durante quase seis décadas pelo engenheiro Victor Dequech, é um exemplo relevante de algo útil para as pessoas e para a comunidade científica. Mais do que isso, minerais e rochas têm um encanto próprio, seja pela sua forma, cor ou brilho, seja pela sua trama ou pela combinação de todos esses parâmetros”, afirma o geólogo Paulo Roberto Amorim dos Santos Lima no Guia de Mineralogia do Museu Victor Dequech.

Peças em exibição no Museu de Mineralogia Victor Delquech. Créditos: divulgação Fundação Victor Delquech

Peças em exibição no Museu de Mineralogia Victor Dequech. Créditos: divulgação Fundação Victor Dequech

Quem foi Victor Dequech?

Um dos nomes mais reconhecidos na área mineral brasileira, Victor Dequech, falecido em 2011, foi Engenheiro de Minas, formado na década de 40, pela tradicional Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Victor Dequech era um apaixonado pela mineralogia. Por isso, durante aproximadamente 60 anos, colecionou mais de 1000 amostras de minerais de rara beleza.

As amostras estão devidamente organizadas e classificadas no Museu de Mineralogia Victor Dequech.

Victor Delquech na Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Créditos: divulgação Scielo.

Victor Delquech na Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Créditos: divulgação Scielo.

* Com informações de Estado de Minas, Scielo.

Leia mais notícias do Portal da Mineração

Jazidas de ouro descobertas no Brasil prometem incrementar produção de ouro

Projeto Elementar: minerais estão presentes no que você imaginar

Governo de Minas passa a disponibilizar levantamentos aerogeofísicos do estado gratuitamente

#portaldamineração #setormineral #mineraçãoparatodos #mineralogia