;

Novo Palco Mundo do Rock in Rio Brasil 2024 terá aço 100% reciclável

Na edição que comemora os 40 anos de história do festival, aço Gerdau estará novamente presente na cenografia do icônico Palco Mundo

Pela segunda edição consecutiva, o aço Gerdau estará presente no Palco Mundo do Rock in Rio Brasil. A renovação da parceria entre a maior empresa brasileira produtora de aço e o maior festival de música e entretenimento do mundo foi anunciada em uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo (SP) nesta quinta-feira (25), que trouxe os detalhes do novo palco da edição que comemora os 40 anos de história do Rock in Rio e contou com a presença do CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, e do CEO da Rock World, Luis Justo.

Como destaque da Cidade do Rock, no Parque Olímpico, localizado na Barra Olímpica, Rio de Janeiro (RJ), a cenografia do Palco Mundo do Rock in Rio Brasil 2024 terá um visual ainda mais moderno e contará com 200 toneladas de aço fornecidas pela Gerdau para a edição de 2022. A cenografia inclui 86 módulos cenográficos feitos com aço Gerdau, pesando 550 kg cada. O novo Palco Mundo será ainda maior, com 860 metros quadrados, 104m de largura e 30m de altura, equivalente a um prédio de 10 andares e com seis telões de LED, marcando um novo recorde do festival, que se iniciou em janeiro de 1985.

A renovação da parceria marca a continuidade de uma união de propósitos iniciada no Rock in Rio Brasil 2022 e leva em conta aspectos de sustentabilidade e inovação. A Gerdau é a maior recicladora de sucata metálica da América Latina e produz aço com baixa emissão de carbono. Além do aspecto ambiental, o processo de reciclagem inclui milhares de cooperativas e pessoas em sua cadeia de geração de renda. Do ponto de vista da inovação, o aço da Gerdau é um produto versátil, flexível, moderno, inovador e com características perfeitas para uma construção rápida, ágil e segura.

“Pela segunda edição consecutiva, a Gerdau será o aço oficial do Rock in Rio Brasil. O mesmo aço que foi utilizado em 2022 será moldado e transformado em um novo Palco Mundo, dando mais uma vez visibilidade às pessoas que fazem parte da cadeia de reciclagem no País”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau. “Ficamos muito orgulhosos de estarmos mais uma vez ao lado do Rock in Rio, dando visibilidade ao trabalho de mais de um milhão de pessoas que atuam nessa cadeia no País e que ajudarão a dar vida ao palco do festival. Assim, esperamos contribuir para a construção de memórias inesquecíveis para os fãs do evento e reforçar a importância do aço para o futuro do planeta”.

O aço é um material 100% reciclável, que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades. A reciclagem tem efeitos positivos na mitigação das mudanças climáticas: poupa recursos naturais, reduz o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa. A Gerdau possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa, de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global de seu setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço, segundo dados World Steel Association (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da companhia vão diminuir para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço.

Montagem do Palco Mundo na Cidade do Rock 2024. Créditos: divulgação Instagram @rockinrio

Montagem do Palco Mundo na Cidade do Rock 2024. Créditos: divulgação Instagram @rockinrio

“Estamos felizes e honrados por encontrar na Gerdau um parceiro que sonha com a gente e está conectado ao nosso propósito de aliar sustentabilidade e inovação, buscando impactar o mundo de uma forma positiva, tanto para o meio ambiente como para a sociedade — com um aço que vem da reciclagem de sucata e que inclui na operação milhares de cooperativas de catadores. O sucesso da nossa parceria com a Gerdau vem dessa comunhão dos mesmos valores de entender que podemos a partir de nossos negócios contribuir para o propósito de construir e trabalharmos juntos ‘Por um Mundo Melhor’”, afirma Luis Justo, CEO da Rock World.

BOX – Números da nova cenografia do Palco Mundo e da Gerdau

  • Aproximadamente 200 toneladas de aço: equivalentes à fabricação de 400 carros;
  • 30 metros de altura: equivalente a um prédio de 10 andares;
  • 104 metros de largura: equivalente a pouco mais de duas piscinas olímpicas;
  • 100% reciclável, a cenografia do Palco Mundo será eternamente reaproveitada, quando deixar de ser palco, podendo se transformar em casas, edifícios, carros, centros hospitalares, entre outros;
  • Mais 1 milhão de pessoas, incluindo catadores e cooperativas, envolvidas no processo de reciclagem da Gerdau;
  • 71% do aço da Gerdau é produzido a partir da reciclagem da sucata metálica;
  • 11 milhões de toneladas por ano: A Gerdau é a maior recicladora das Américas;
  • 30 mil colaboradores e colaboradoras. 

Sobre a Gerdau

Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, para empreender em segmentos adjacentes ao aço.

Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais.

Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Gerdau Brasil.

Leia mais curiosidades do Portal da Mineração

Curiosidades
Notícias