;

Vanádio: saiba o que é e para que serve

01 Jun 2022

O vanádio é um metal macio, com boa resistência à corrosão, de coloração acinzentada. Visualmente, ele lembra o aço. Símbolo V e número atômico 23 é localizado no grupo 5 da Tabela Periódica, o elemento possui boa resistência à corrosão e coloração acinzentada.

O metal foi descoberto na Cidade do México, pelo químico e mineralogista espanhol Don Andrés Manuel del Río. Ele descobriu o metal a partir do mineral vanadinita, extraído da cidade de Zimapán, México.  Seu nome faz referência à deusa da beleza escandinava Vanadis. 

O elemento é majoritariamente utilizado na produção da liga ferrovanádio, que confere ao aço propriedades vantajosas, como maior resistência mecânica e à corrosão. Ele também é um importante catalisador para a indústria química, atuando em diversos processos industriais. A principal fonte do vanádio é a vanadinita, contudo, dificilmente se encontra um mineral em que o vanádio é o metal principal.

O Brasil historicamente sempre foi importador de vanádio. Atualmente está entre o seleto grupo de países produtores desse bem mineral, com a única mina em operação da América do Sul, localizado em Maracás/BA, cujo depósito possui capacidade responder a 8% da demanda mundial. 

 

Largo Vanádio de Maracás: única produtora do minério nas Américas completou 8 anos 

 

Em maio, a única produtora de vanádio das Américas, responsável por cerca de 7% da produção mundial do minério, completou 8 anos de operação. A Largo Vanádio de Maracás, localizada no estado da Bahia, comemora a data com um  robusto plano de investimentos – de C$ 590 milhões (cerca de R$ 3 bilhões) – para a próxima década. 

A empresa está endereçando boa parte dos esforços e investimentos para ampliar a produção de vanádio em Maracás de 12.500 toneladas/ano para 15.900 toneladas/ano até 2032 e já publicou recentemente estudo de viabilidade que confirmou que suas reservas minerais se estenderam para 20 anos, um aumento de 12 anos em comparação com relatório técnico 2017. 

Em outra frente, a companhia está investindo C$ 365 milhões para implantar na Bahia a mais moderna e sustentável indústria de pigmento de titânio, um empreendimento que vai aproveitar a ilmenita resultante do beneficiamento do vanádio como matéria-prima e que usará os rejeitos do processo para produzir fertilizante, colocando a economia circular no centro do negócio       

Veja o vídeo em comemoração ao aniversário de 8 anos da empresa: 

Informações de Brasil Escola e Assessoria de Comunicação do Largo Vanádio Manacás.