;

Entenda a relação entre a mineração e a alimentação por meio da série “Da mineração à mesa”

15 Jan 2025

Você sabia que a mineração está entre um dos maiores pilares da segurança alimentar? Para melhor entender o papel importante que a mineração desempenha na agricultura e na segurança alimentar global, o Ministério de Minas e Energia (MME) lançou a série “Da mineração à mesa”, para esclarecer a conexão entre a mineração e a produção de alimentos. 

A série revela como a mineração impacta positivamente a produção de fertilizantes a partir da produção de minerais, que pode ocorrer em minas a céu aberto ou subterrâneas, como a extração de fontes de nitrogênio (N), de fósforo (P) e de potássio (K), conhecidos como NPK, que são fundamentais para garantir a fertilidade do solo e aumentar a produtividade das lavouras.

Após a extração dos minérios da terra, eles são transportados para unidades de processamento, onde passam pela etapa de remoção de impurezas, sendo então, transformado no fertilizante NPK.

Esse fertilizante auxilia diretamente na expansão da produção para atender à crescente demanda. Assim, a mineração não só beneficia a agricultura, mas também a qualidade dos alimentos que chegam às nossas mesas. 

A série do MME destaca a importância da mineração para garantir a segurança alimentar no Brasil e no mundo, explicando como a produção mineral é um dos pilares fundamentais para a produção de alimentos em larga escala. Ela está disponível para exibição nos canais de comunicação do MME. 

A fim de facilitar a compreensão, o Portal da Mineração traz como exemplo um vídeo produzido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que aborda como os minérios ajudam a aumentar a produtividade do agronegócio brasileiro, assegurando a produção de alimentos tanto para o Brasil quanto para outros países.

 Assista ao vídeo clicando aqui.  

Imagem: MME

Imagem: MME

Fontes: MME e IBRAM