;

ABNT lança 1ª Norma de ESG do Brasil e auxilia na evolução do desenvolvimento sustentável na mineração

15 Dez 2022

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou nesta terça-feira, 14/12,  a Norma ABNT PR 2030. Ela estabelece conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações sobre a agenda ESG, sigla que significa Environmental, Social and Governance (governança ambiental, social e corporativa, em tradução livre do inglês). Esse conceito é um dos mais modernos, voltado para a gestão de empresas. Visa orientar as companhias para que façam uma administração equilibrada com interesses sociais e ambientais.

Entretanto, como esta norma interfere na mineração? Muitas corporações do setor mineral estão adotando o ESG e colhendo os frutos desse tipo de governança. Foi o primeiro setor industrial brasileiro a criar uma agenda específica sobre o tema. 

Em 2019, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) criou a Carta Compromisso, hoje denominada ‘Agenda ESG da Mineração do Brasil’. Ela estabelece pilares de ações a serem adotadas pelas mineradoras para melhorar seus indicadores em 12 áreas: segurança operacional, barragens e estruturas de disposição de rejeitos, saúde e segurança ocupacional, mitigação de impactos ambientais, desenvolvimento local e futuro dos territórios, relacionamento com comunidades, comunicação e reputação, diversidade e inclusão, inovação, água, energia e gestão de resíduos. Clique aqui e veja as principais ações da Agenda. 

A iniciativa da ABNT é o primeiro documento normativo do Brasil e do mundo em ESG. É focada na realidade e desafios mundiais, sobretudo os relacionados à sustentabilidade. Está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustenta?vel (ODS) das Nac?o?es Unidas (ONU). “O objetivo é ajudar as organizações a entenderem em qual grau de maturidade da nossa jornada ESG elas estão. É importante para que cada empresa possa avaliar o que precisa fazer para que possa se transformar, avançar na sua jornada. E, claro, isso alinhado aos compromissos internacionais, em particular com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU”, afirmou o gerente de Normalização Nacional da ABNT, Claudio Guerreiro. 

Para a gerente de Assuntos Ambientais do IBRAM, Cláudia Salles, a Norma ABNT PR 2030 representa um avanço para as organizações do setor mineral. “Antes, as empresas tinham uma série de outros padrões e protocolos a serem seguidos. Com essa norma estabelecida, a empresa que quer as suas atividades baseadas em ESG saberá qual caminho traçar, para onde deve seguir para efetivamente ser uma empresa que tem padrões ESG”, disse. 

Clique aqui para assistir a apresentação da Norma ABNT PR 2030.

Leia também: 

Notícias