;

Bateria quase perfeita: criação feita de lítio e índio dura mais e carrega em 5 minutos

22 Fev 2024

O aumento da demanda por veículos elétricos gerou uma busca por minerais estratégicos e novas tecnologias para a produção de baterias mais duradouras e com menor tempo de recarga.  Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, desenvolveram uma bateria de lítio que dura mais e é carregada em menos de 5 minutos. 

Bateria quase perfeita: criação feita de lítio e índio dura mais e carrega em 5 minutos

Bateria  de lítio e índio: dura mais e carrega em 5 minutos. Crédito: divulgação

Além do lítio, outro material-chave para este experimento é o índio, devido às suas características naturais. O elemento In da tabela periódica se move rapidamente e tem uma reação cinética de superfície lenta. Com isso, os cientistas encontraram algo que parecia perfeito e entregava um carregamento rápido e uma descarga lenta.

Entretanto, nem tudo é perfeito. O elemento é pesado demais. Esta característica inviabiliza a produção em grande escala de baterias de lítio-índio. Para solucionar este problema, os cientistas defendem a criação de uma liga com outros metais, além do índio. Esta pesquisa por novos materiais é a fase atual do projeto. 

Eles afirmam que a criação de uma bateria como essa significaria a universalização do transporte eletrificado. Isso porque as baterias não precisariam ser tão potentes e caras. Basta que o usuário tenha carregadores disponíveis. O dono do veículo para no local e fica menos de 5 minutos – um tempo parecido com o que ficamos hoje nos postos de combustíveis.

Clique aqui e leia o estudo na íntegra. 

*Com informações da Universidade Cornell e do Olhar Digital.  

Veja também: 

Terras-raras: essenciais para a fabricação de produtos de tecnologia atraem capital estrangeiro

Superbaterias prometem revolucionar o setor de mineração

bateria
índio
lítio
mineração
setor mineral