;

Minerais estão presentes em todos os cantos da nossa casa

Os minerais estão presentes em nosso dia a dia de diversas formas, até mesmo na alimentação e nos tratamentos de saúde. Mas, quando chegamos em casa para relaxar após um dia intenso de trabalho, muitas vezes não nos damos conta de que, em nossos lares, eles também são fundamentais.

Quer ver só? Praticamente todos os componentes utilizados na construção de uma residência contêm, pelo menos, um elemento ou composto mineral. Estudos mostram que são, no mínimo, 30 elementos presentes em materiais que vão desde tijolos até esquadrias, pias, cerâmicas e vidros.

Além de estarem presentes em itens básicos de construção, como concreto e tijolos, as matérias-primas minerais estão nos cabos elétricos, lâmpadas, louças sanitárias, tintas, revestimentos, canos, telhas, calhas, entre outros.

Por exemplo, em todos os componentes feitos a partir do aço, são empregados elementos como ferro (Fe), cromo (Cr), molibdênio (Mo), manganês (Mn) e níquel (Ni). Dê uma boa olhada nas suas paredes: as tintas residenciais utilizam em sua composição titânio (Ti), magnésio (Mg) e zinco (Zn).

O cálcio (Ca) está presente nas alvenarias e argamassas; o chumbo (Pb) e o estanho (Sn), nas soldas; o cobre (Cu), nas tubulações e fiações elétricas; e o alumínio (Al), em diversas esquadrias e luminárias, só para citar alguns exemplos.

Se sua casa ou prédio de apartamentos tiver equipamentos geradores de energia renovável, saiba que o sistema emprega cádmio (Cd), telúrio (Te), molibdênio (Mo), berílio (Be), germânio (Ge), gálio (Ga), índio (In), prata (Ag) e silício (Si) apenas nos painéis solares.

As estruturas desses sistemas são feitas de alumínio (Al), titânio (Ti), zinco (Zn) e magnésio (Mg). Ainda temos os semicondutores, à base de boro (B) e fósforo (P), e as fiações, que, como se sabe, são feitas de cobre (Cu).

No Brasil, há mais de 150 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados, totalizando mais de R$ 10 bilhões em investimentos acumulados desde 2012. A transição para a energia renovável já começou e deve acelerar nos próximos anos.

A construção civil, de maneira geral, e principalmente a residencial, emprega calcita na fabricação de cimentos e cal para argamassa; gipsita para produção de gesso; diamante, granada e coríndon como abrasivos. Os materiais cerâmicos, por sua vez, utilizam argila e feldspato, também minerais.

E isso sem falar nos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, essenciais para a vida cotidiana, nem nos equipamentos utilizados nas obras.

Casa da Mineração

Em 2024, a EXPOSIBRAM 2024 – Mineração do Brasil | Expo & Congresso, um dos maiores eventos de mineração da América Latina, apresentou o espaço Mineramundo. Este ambiente inovador foi projetado para apresentar o universo da mineração de maneira interativa e envolvente com foco no público estudantil. 

Dentre as diferentes atrações, o Mineramundo contava também com a “Casa da Mineração”, um ambiente dedicado para exibir como a mineração está presente, na prática, no dia a dia de todas as pessoas. É possível identificar, por exemplo, quais os minérios utilizados na fabricação de eletrodomésticos, como geladeira, fogão, televisão, entre outros. Clique aqui e saiba mais.

Casa da Mineração
Construção Civil
Energia renovável
EXPOSIBRAM
Matérias-primas
minerais
Residências