;

Navio com tecnologia para combustível sustentável é recebido pela primeira vez no Brasil

04 Maio 2023

Esta semana o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), recebeu o primeiro navio que utiliza Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível, o MV Ubuntu Loyalty, da Anglo American. Mas, você sabe qual o impacto desta tecnologia sustentável para o ambiente? 

Segundo estudos da mineradora, o uso do GNL proporciona uma redução estimada de 35% nas emissões de gases do efeito estufa, em comparação com as embarcações movidas a combustível marítimo convencional.

Navio da Anglo American. Crédito: Divulgação

Navio com tecnologia para combustível sustentável é recebido pela primeira vez no Brasil

“Essa inovação é um marco para todo o Grupo Anglo American e dialoga diretamente com o nosso Plano de Mineração Sustentável, que visa, entre seus vários objetivos, a neutralidade em carbono até 2040, levando em conta as emissões diretas do negócio e combustíveis consumidos”, explica Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil. 

Com destino à China, o navio a bicombustível Ubuntu Loyalty recebeu o carregamento de 175 mil toneladas de minério de ferro do Minas-Rio. A operação no porto foi conduzida pela Ferroport, joint-venture formada entre a Anglo American e a Prumo Logística.  

Anglo American completou 50 anos no Brasil 

A Anglo American completou, no mês de abril, 50 anos de atividades no Brasil. A companhia é líder na produção de ferro-níquel e uma das principais produtoras de minério de ferro. A empresa também é produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina e carvão metalúrgico para siderurgia. 

Além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, a empresa está comprometida em atingir a neutralidade nas emissões de carbono nas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio do Plano de Mineração Sustentável, estabeleceu uma série de metas desafiadoras para garantir um trabalho em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo. 

#PortaldaMineração #Mineraçãoparatodos #mineração #setormineral #navio #reduçãoefeitoestufa