Niobobaotita: mineral altamente estratégico é descoberto por pesquisadores chineses
09 Nov 2023
Num local remoto da Mongólia, pesquisadores chineses descobriram um novo tipo de mineral estratégico que se destaca pela sua aplicação industrial. O niobobaotita contém bário, nióbio, titânio, ferro e cloro, e possui propriedades revolucionárias para o uso em baterias.
O nióbio, presente na niobobaotita, é um metal com diversas aplicações, como em ligas para a fabricação de peças de motores a jato e foguetes. Além disso, é considerado essencial em semicondutores e é amplamente utilizado em áreas de diagnóstico médico, como aparelhos de ressonância magnética.
Para os pesquisadores essa descoberta é muito significativa para a China, já que o país atualmente importa 95% de suas necessidades de nióbio. Segundo eles, com este novo mineral, a China poderá se tornar autossuficiente nesse recurso essencial para a indústria siderúrgica.
Atualmente, o Brasil é o maior produtor de nióbio do mundo e possui 90% da reserva mundial.
Devido ao seu valor estratégico e à vulnerabilidade do seu fornecimento, o governo australiano considera-o um “mineral crítico” e reconhece que é essencial para a indústria tecnológica. A União Europeia também o incluiu na sua lista de matérias-primas fundamentais, ao lado de outras como o fósforo, o escândio ou o silício metálico.
Encontrado na mina de terras raras de Bayan Obo, localizada em Baotou, na região autônoma da Mongólia Interior, na China, a descoberta do niobobaotita é atribuída a três investigadores do Instituto de Investigação Geológica de Urânio de Pequim, organização ligada à estatal China National Nuclear Corporation (CNNC), e já foi oficialmente reconhecida pelo comitê da Associação Mineralógica Internacional.
*Com informações dos sites Olhar Digital e IGN Brasil