O titânio no avanço tecnológico
14 Set 2023
A Apple anunciou nesta terça-feira (12) o lançamento do iPhone 15 Pro, o primeiro celular da marca com design em titânio. Tradicionalmente, as molduras dos iPhones Pros eram fabricadas em aço inoxidável e, as dos demais modelos, em alumínio. Mas, por que a mudança para o titânio?
De acordo com o comercial de lançamento, o design em titânio do iPhone 15 Pro o torna o mais leve já produzido pela empresa. Além disso, ela afirma que as propriedades únicas do titânio dão ao elemento uma das melhores relações resistência-peso de qualquer metal.
O titânio e suas ligas têm como característica uma baixa densidade, boa resistência mecânica à tração, excelente resistência à corrosão e relativa abundância na natureza, sendo o nono elemento mais abundante da terra!
Em nosso dia-a-dia, o metal costuma ser utilizado em turbinas de jatos e na estrutura de aeronaves. Suas ligas são empregadas em componentes como dutos de ar condicionado, suportes de asas e motores, bem como na fabricação de componentes navais. As ligas de titânio têm sido também estudadas e empregadas no desenvolvimento de próteses dentárias e médicas.
Os principais minerais de titânio são: a ilmenita, o anatásio e o rutilo. Aproximadamente 89% da produção mundial de titânio é obtida da ilmenita, mineral de titânio de ocorrência mais comum, enquanto o restante vem do rutilo, mineral com maior teor, porém mais escasso. Dados da Agência Nacional de Mineração apontam que, em 2016, o Brasil era o maior produtor de titânio da América Latina, com 1,0% da produção mundial no ano
*Com informações da ANM, Infomet, Codemge e Apple
Veja também: