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120 anos da Estrada de Ferro Vitória a Minas: conheça a sua importância

Inaugurada em 1904, a ferrovia é uma das mais seguras e modernas do país e movimenta, por ano, cerca de 85 milhões de toneladas de minério de ferro.

O Brasil é um país onde predomina o transporte, seja de carga ou passageiros, feito pela via rodoviária. Segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes, em 2022, a malha rodoviária brasileira possuía mais de 1,7 milhão de quilômetros. Já o transporte feito por meio de ferrovias ocupa um espaço menor em quilometragem, com cerca de 31 (trinta e um) mil quilômetros, mas não é menos importante para o desenvolvimento do país.

Exemplo disso, é a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que completa 120 anos em 2024. Com o primeiro trecho inaugurado em 13  de maio de 1904, a EFVM, atualmente, é uma concessão da Vale junto ao governo federal, responsável pelo transporte de ⅓ de toda a carga ferroviária do Brasil, além de ser um importante meio de locomoção para centenas de passageiros diariamente.

A ferrovia margeia o Rio Doce, ligando os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, passando por diversos pequenos e médios municípios que se desenvolveram ao longo de seus trilhos. Planejada para ligar Vitória (ES) a Diamantina (MG), atualmente a EFVM possui embarque e desembarque em Belo Horizonte (MG) e Cariacica (ES), na região metropolitana de Vitória. Para o transporte de passageiros, a operação do trem conta mais de 2 mil quilômetros de malha ferroviária, dois trens e um trem turístico.

Mapa da Estrada de Ferro Vitória a Minas - Trem de passageiros. Foto: divulgação Vale

Mapa da Estrada de Ferro Vitória a Minas – Trem de passageiros. Foto: divulgação Vale

Relação da EFVM com o setor mineral

Em relação ao transporte de cargas, desde o início das atividades, a EFVM foi essencial. A princípio era o principal meio de escoamento da produção de café em Minas Gerais. Além disso, propiciou a transformação dos povoados em seu entorno em municípios, pois embarcava os produtos extrativistas e agrícolas desses lugares. Atualmente, a linha férrea é responsável pelo desenvolvimento econômico de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Atualmente, a EFVM é a única ferrovia brasileira de cargas a operar trens diários para esse serviço em dois sentidos. São mais de 60 produtos transportados, como grãos, fertilizantes, celulose, madeira, carvão, granito, mas o principal deles é o minério de ferro proveniente de Minas Gerais e destinado à exportação. 

Logo, pode-se dizer que a ferrovia foi crucial para o desenvolvimento da mineração. O transporte de minério de ferro iniciou-se apenas em 1940. Já em 2023, segundo dados da Vale, foram escoados mais de 85 milhões de toneladas do mineral.

Vagões carregados de minério de ferro. Foto: divulgação Vale

Vagões carregados de minério de ferro. Foto: divulgação Vale

Veja alguns números da Estrada de Ferro Vitória a Minas:

  • Mais 3,5 mil funcionários atuando em diferentes setores;
  • 317 locomotivas por toda a extensão da EFVM;
  • 12.123 vagões de minério;
  • 45 túneis (27,5 km), 127 pontes, 185 passagens de nível e 43 passarelas;
  • 30 Estações de Vitória a Belo Horizonte;
  • 42 municípios atendidos;
  • 664 km percorridos em 13,5 horas;
  • 740 mil passageiros apenas em 2023.
Estrada de Ferro Vitória a Minas. Foto: divulgação Vale

Estrada de Ferro Vitória a Minas. Foto: divulgação Vale

* Com informações de Rádio Itatiaia, VLI, OpenEdition Journals, Vale, Diário do Comércio

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