Cientistas criam aparelho capaz de gerar energia pelo suor e pressão dos dedos

21 Jul 2021

Já pensou em gerar energia com as pontas dos dedos enquanto estiver dormindo? Engenheiros da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram um aparelho capaz de aproveitar a energia do corpo humano mesmo quando a pessoa está dormindo ou sentada. 

E, como não poderia ser diferente, a criação do acessório depende da mineração. Ele consiste em um acolchoamento de eletrodos com espuma de carbono associados com enzimas que desencadeiam reações químicas entre o sal e as moléculas de oxigênio contidas no suor para gerar eletricidade.

Embaixo dos eletrodos, encontra-se um chip movido a piezoeletricidade, ou seja, a capacidade de gerar tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica, o que acaba permitindo a produção de energia a partir de atividades como digitar, enviar mensagens texto ou tocar piano.

Cientistas criam aparelho capaz de gerar energia pelo suor e pressão dos dedos

A proposta é que os usuários utilize os receptores nas pontas dos dedos. Crédito: divulgação. 

Um teste realizado pelos pesquisadores com uma pessoa enquanto dormia mostrou que com 10 horas de sono foram coletados quase 400 milijoules de energia, quantidade capaz de alimentar um relógio de pulso por 24 horas. 

O dispositivo é uma fina tira, que pode ser enrolado nos dedos como um band-aid e ao contrário de outros dispositivos movidos a suor, este não requer qualquer atividade física do usuário para produzir energia.  As pontas dos dedos transpiram o tempo todo. Cada dedo contém até mil glândulas sudoríparas, capazes de produzir de 100 a mil vezes mais suor que a maioria das outras áreas do corpo. 

Com informações do site Isto É

Você já testou os seus conhecimentos sobre economia verde? Acesse o quiz no Portal da Mineração e participe.

energia do corpo
IBRAM
mineração
Portal da Mineração
Tecnologia