Entenda o que são remineralizadores e sua importância para o agronegócio
23 Fev 2022
A mineração tem um papel fundamental no agronegócio. Diversas commodities agrícolas dependem da oferta de fertilizantes para que suas culturas cresçam saudáveis. Alguns fertilizantes possuem componentes que são extraídos diretamente da mineração e/ou do seu rejeito.
Mesmo com significativa atuação da mineração do Brasil no setor agrícola, o país ainda depende da importação de algumas substâncias necessárias para a produção de fertilizantes. O NPK, por exemplo, um dos fertilizantes mais conhecidos e importantes para o desenvolvimento da agricultura, depende da importação de potássio, nitrogênio e fósforo.
Com esse panorama, é fundamental ampliar pesquisas e opções voltadas para insumos agrícolas nacionais, tanto para a produção dos fertilizantes convencionais, como para a de fertilizantes alternativos. Nesse sentido, os remineralizadores vêm ganhando adeptos no setor.
“Imagine que temos no país centenas de milhões de hectares de pastagens. Acredita-se que cerca de 70% desse solo encontra-se em estado de degradação. A remineralização seria um passo fundamental para recuperar a área agricultável”, disse o diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Marcio Remédio, durante a Semana da Mineração, realizada pelo Ministério de Minas e Energia, no último dia 9.
Remineralizadores de solo são insumos estratégicos. Eles fazem com que ocorra uma maior disponibilização de nutrientes de plantas fixados ao solo – graças a eles, macro e micronutrientes podem ser repostos para as plantas. Consiste na utilização de rochas, como a apatita, que contêm fósforo, fonolito e siltito glauconítico que abrange o potássio e o dunito formado com magnésio, finamente moídas (pó de rocha) e aplicadas diretamente no solo.
O uso dos remineralizadores é uma alternativa eficiente para fazer com que a adubação e os nutrientes presentes em determinada área, que antes eram escassos, passe a ter um bom potencial para a agricultura. Aumenta-se a eficiência do aproveitamento dos nutrientes pelas plantas, melhorando o solo e sua atividade biológica.
A importância dos remineralizadores se dá principalmente na superação de dependência da importação de potássio, nitrogênio e fósforo, principais insumos para a fertilização das lavouras brasileiras. Com a remineralização, os adubos passam a ser menos necessários e a potencialização da eficácia do solo agricultável pode ser realizada apenas com insumos extraídos no Brasil.
Serviço Geológico do Brasil
Com tecnologia e pesquisa, o SGB abre caminhos para explorar as potencialidades do emprego de rochas silicáticas na agricultura. Os insumos minerais servem para a fabricação de fertilizantes, correção da acidez de solos, e outras práticas. Isso contribui para o desenvolvimento sustentável da agricultura, e também para maior autonomia do setor.
O SGB atua na prospecção e mapeamento destes agrominerais, e tem uma série de projetos em andamento, como por exemplo, o Projeto Agrominerais na região de Irecê-Jaguariri, a Avaliação do Potencial Agromineral do Brasil, e Agrominerais do Grupo Serra Geral no Rio Grande do Sul.
Para saber um pouco mais sobre remineralizadores, o SGM lançou uma página web com um canal de atendimento ao consumidor e produtor. Nesta página, é possível acessar estudos e publicações sobre o tema, mapa dos remineralizadores e agrominerais silicáticos certificados no Brasil, vídeos explicativos, dentre outras informações.
Clique aqui e conheça a página sobre remineralizadores do SGM.
*Com informações e fotos do Serviço Geológico do Brasil.
Leia mais:
Fertilizantes: a importância da mineração na alimentação e no dia a dia das pessoas