;

Quartzo é um grande aliado da música

Aparelho de som, fone de ouvido, celular. Existem diversas formas para escutar uma boa música. Mas, você já parou para pensar que todas elas dependem da mineração? Para se ter uma ideia, a maioria dos fones de ouvido é composto por ímãs de liga metálica de neodímio, ferro e boro.

Quando verificar a descrição de equipamentos reprodutores de áudio e tiver a palavra “Quartz”, quer dizer que são motores com uso de quartzo, o segundo mais abundante mineral em rochas terrestres crustais, utilizado para controle oscilatório.  Ele tem uma série de vantagens sobre outros tipos de motores. 

Os motores de quartzo são altamente precisos, capazes de manter uma velocidade constante com desvio mínimo. No mundo da música, isso permitiu uma reprodução de áudio com alta fidelidade, com baixo ruído, baixo consumo de energia e alta durabilidade.

Evolução histórica

Quartzo é um grande aliado da música

O motor regulado por quartzo revolucionou a indústria fonográfica na década de 70, fazendo parte de lançamentos de toca-discos com motor Direct-Drive da empresa japonesa Matsushita, hoje Panasonic, sob o nome da marca Technics. Lançamentos icônicos são o SP-10, o primeiro destes toca-discos lançado em 1970, o SL-1200 em 1972, e o SL-1200MK2 de 1978. Daí para frente foram décadas de sucesso, e a empresa é respeitada por amantes do áudio até hoje.

Com o surgimento deste tipo de equipamento bem regulado, um novo horizonte de possibilidades surgiu no universo da música. Surgiram os “scratches” e as mixagens, e o desenvolvimento da carreira dos DJs e de novos estilos musicais. O sucesso vem da precisão no controle da velocidade e rápido retorno à rotação ideal, ainda que se mexa no disco – velocidade do disco em 100% em 0,7 segundo.

*Com informações da Academia da Mineração 

equipamentos reprodutores de áudio
mineração
música
Quartzo