;

Você sabe o que é mineração urbana?

01 Nov 2023

A mineração urbana é a atividade de extrair materiais de valor para reciclagem a partir do lixo produzido nas cidades, como o descarte de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos inutilizados ou quebrados.

Diferentemente da mineração tradicional, que retira os recursos do subsolo, a mineração urbana utiliza os resíduos disponíveis em abundância em lixões, aterros e ferros-velhos das metrópoles para extrair minérios.

Assim, o descarte de itens como celulares, computadores e geladeiras geram a oportunidade de extração e reutilização no setor industrial de minérios, tais como: ouro, prata, cobre, platina, alumínio e aço.

Mineração urbana

Aparelhos eletrônicos, baterias, pilhas são exemplos de materiais utilizados na mineração urbana. Crédito: divulgação

Segundo dados do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), a reciclagem de resíduos eletrônicos para o reaproveitamento de materiais de alto valor agregado poderia render ao Brasil mais de R$ 4 bilhões por ano. 

Esse reuso dos minerais após o consumo dos bens é capaz de gerar renda à Indústria de Base, ao contribuir para minimizar gastos das empresas com processos de adquirir minérios, além de possibilitar a revenda de diversos elementos, já que os resíduos deixam de ser descartados e passam a integrar um circuito fechado.

A mineradora Nexa, empresa associada do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), reaproveita o zinco e outros metais de lixos eletrônicos na sua operação e possui a maior recicladora de pilhas do Brasil, em Juiz de Fora (MG). A unidade promove a reciclagem de pilhas comuns, alcalinas, recarregáveis, além de baterias portáteis. Em 2021, foram recicladas mais de 207 toneladas de pilhas e baterias. 

Outro exemplo dessa mineração urbana que ganhou destaque na mídia foi o das medalhas das Olimpíadas de Tóquio, em 2021. Todos os metais utilizados na fabricação das medalhas daquela edição dos jogos foram extraídos e reciclados a partir de aparelhos eletrônicos descartados. Dispositivos como computadores, celulares e câmeras digitais foram desmontados para reutilizar o ouro, a prata e o bronze, presentes em componentes como as placas de circuito. 

A mineração urbana é mais uma ferramenta para que se possa minimizar os impactos ambientais, valorizar os resíduos, e criar e otimizar os benefícios econômicos em prol de um ambiente sustentável! 

*Com informações da ABM e CETEM

Notícias